quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Palhaços na Estrada pelo nordeste brasileiro: o começo...

Por Alessandra Nogueira, a palhaça Neguinha:

1º dia Dia 01/07/11

Começa a caravana. Chega o dia tão planejado, com carinho e muito trabalho. O sonho que começou com um projeto escrito, agora, é realidade. Os Palhaços Trovadores botam o pé na estrada. Mais uma missão, mais uma história de riso, gargalhada e encontros. O ônibus chega à casa dos palhaços na hora marcada: às 04:00h.

Todos ajudam na arrumação das coisas. Tudo pronto? Despedidas da família, parentes e amigos. Chega a hora da foto oficial: na frente do ônibus, rsrsrsrsrsrs....

Às 05:00h os palhaços seguem em frente.....

A viagem foi tranqüila. Comer, dormir, conversar, dar gargalhadas, dormir de novo.... Comer de novo... E vamos indo. Parada para o almoço. Todos alimentados. Vamos em frente.

Depois de um tempo, já no Maranhão, um barulho estranho, um estouro. Todos se assustam, o ônibus pára. O pneu estourou. Parada obrigatória de mais ou menos uma hora no meio da estrada. Depois do susto, tudo certo, vamos partir.

Entrando na cidade... Um engarrafamento enooooooorme... Por isso atrasamos a chegada no hotel.

Finalmente.... Chegamos. Jantar primeiro, depois arrumar as coisas. Se acomodar nos quartos para descansar.

Um novo dia nos espera amanhã....

2º dia Dia 02/07/11

Segundo dia. Acordar cedo para o café. A saída para o primeiro dia de trabalho foi às 08: 00h. Todos acomodados no ônibus partimos para a cidade operária, bairro afastado do centro, com uma população mais carente. A apresentação foi numa escola que há 10 anos era considerada uma escola violenta, mas que através de um projeto de arte, educação e leitura, feito ao longo desses anos pelo diretor e professor da escola, vem mudando esta realidade. Hoje há um grupo de teatro a todo vapor.

Na escola, todos estavam a nossa espera. Crianças, adolescentes, funcionários. Todos estavam lá. Curiosidades de ambos os lados. Nós: Como será? Vai ser a primeira apresentação do projeto. O ponta pé; Como o espetáculo vai ser recebido?....

Eles, talvez: Quem são estes palhaços? De onde vêm? O que vai acontecer aqui?....

Começa a apresentação... As primeiras risadas aparecem alimentando o coração do palhaço. Nossa alma é invadida definitivamente. Tudo começa de fato, vamos com tudo...

Foi maravilhoso. Risos, gargalhadas, encontros. Ao final da apresentação, sentamos com o grupo de teatro da escola para um bate papo, troca de informações e experiências. Muito bom.

Parada para o almoço no hotel. No fim da tarde: visita ao centro histórico da cidade. Na rua principal ou pelo menos parecia, um portal com a figura do Cazumba ou cazumbá, personagem do boi de matraca, que representa os espíritos que espantam o mau, ou a figura que espanta os maus espíritos. Por isso a máscara grotesca, a gestualidade também grotesca. Alguns usam estandartes na cabeça com bordados e decorados.

Depois do passeio ao centro histórico, parada para o jantar. Tomar um caldinho. Partimos em seguida para a Lagoa assistir as apresentações do boi. Maravilhoso, muita cor, muita música, cheiros... Lindo.

3 comentários:

  1. Bom dia queridos! Admiro o trabalho de vocês e já tive a valorosa oportunidade de prestigiar o belíssimo manejo que fazem com a arte, utilizando elementos da nossa cultura popular. Este comentário não é apenas para tornar pública a minha admiração, mas para fazer um humilde convite de participação!
    Eu, Josilene Cunha, faço parte de um trabalho muito significativo com crianças e adolescentes carentes dos bairros Castanheira e Guanabara com o grupo de evangelização da Instituição Jardim das Oliveiras. A intituição é referência em trabalhos socioeducativos nesta área, oferecendo à comunidade Educação Infantil em tempo integral, grupos de convivência e cursos, possuindo, assim, o foco na formação do cidadão.
    Diante do exposto, no próximo dia 03/12 (sábado), estaremos realizando a nossa confraternização com estes jovens e com o todos os voluntários da Evangelização. Assim, gostaríamos de contar com a sua presença neste alegre evento como forma de oferecer aos nossos educandos um novo repertório cultural e folclórico. Para maiores informações sobre o trabalho desenvolvido pelo Jardim das Oliveiras, visitem nosso site: http://sites.google.com/site/jdoliveiraspa/ ou liguem para (91) 3235-5267 (falar com Luiz Cláudio ou Misael)! ou para um dos dirigentes da Evangelização, Carlos, pelo telefone 81531133.
    A presença deste estimado grupo em nossa confraternização fará a grande diferença!
    Aduardamos contato!

    ResponderExcluir
  2. Conheci o Grupo Espírita Jardim das Oliveiras por meio do Dr. Alberto Almeida, durante suas palestras/ seminários... O Dr. Alberto Almeida é muito conhecido no meio espírita nacional e internacional... é um dos fundadores, diretor e médico voluntário do jardim das Olveiras... é uma obra social muito bonita que atende 150 famílias em situação de risco social, e desenvolve atividades desde a criança ao idoso, com atendimento médico, odontológico, psicológico, religiosidade, ensino fundamental, lazer, capacitação para o mercado de trabalho, entre várias outras atividades, possibilitando assim que crianças, jovens, mães, idosos... famílias, em situações de extrema dificuldade social, dos bairros da Castanheira, Guanabara e vizinhos, possam dispor de uma boa educação escolar e, principalmente, serviços de orientação espiritual que fomentam o desenvolvimento e a consolidação de valores morais, colaborando na formação do homem de bem (ético e fraterno), possibilitando a construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

    A apresentação dos Palhaços Trovadores iria além de alegrar aquelas crianças e adolescentes participantes do trabalho de evangelização, iria poder “passar” um pouco da nossa cultura valorizando-a, visto que está sendo perdida pela invasão cultural que a televisão provoca... garotada querendo ser Justin Bieber... corte de cabelo, se vestindo como os jovens de outros países, enfim... preferindo "ser" de lá do que de cá.

    ResponderExcluir